14/02/2011

Livros são melhores...

Gosto de ler. Foi um hábito que peguei na faculdade, apesar de meus pais terem feito de tudo pra que isso rolasse ainda na infância e adolescência. Minha mãe chegava a me oferecer dinheiro por cada livro lido durante as férias da escola...(que vergonha que tenho disso! Não por ela, que, como mãe, nunca desistiu de mim! Valeu, mãe! Mas por mim mesma, sempre na mediocridade...). Enfim, esse hábito já está instalado faz tempo! E não tenho preferência por autores, estilos, ou modismos. Leio o que aparece! Comprar livros é um hábito recente. Lia os da biblioteca da casa dos meus pais, que sempre foi cheia de coisa boa! E gosto de pegar emprestado também.
Penso que depois de ler um livro a gente tem uma certa obrigação de passar adiante. Livros guardados em estantes me dão a impressão de estarem no lugar errado, sei lá! Fora que vai juntando poeira e estagnado a energia! Dificilmente leio um livro duas vezes. Talvez seja por isso que meus livros somem...rs...no fundo, no fundo eu desejo que sumam depois que sei a história! E tomem o rumo de outra mesinha de cabeceira!
Esse negócio de e-books não me atrai. Gosto de tê-los nas mãos...e não pode ter cheiro de livro velho, sou alérgica. Mas poder levar pra onde quiser, colocar o marcador de página onde parei, guardar na mesinha do lado da cama...acho tão poético! Outro dia falo do lado ecológico disso tudo, agora vamos voltar ao assunto, por favor?


Escritores são pessoas que admiro! Nem precisa ser o fodão! Basta ter tido paciência, empenho e coragem pra publicar que já merece aplausos! Lógico que um livro bem escrito é mais interessante, e são esses que recomendo quando alguém me pede indicação.
Tem gente que nasceu pra escrever. Chico Buarque é assim. Budapeste e Leite Derramado são fantásticos! Li um quando era criança e só descobri que era dele depois de "velha", Chapeuzinho Amarelo...lindinho demais! Fala sobre uma menina que aprende a enfrentar seus medos. Se você tem uma criança em casa, leia pra ela! Ou a faça ler! Ele realmente arrebenta. E agora tô me deliciando com Zeca Baleiro, no seu Bala na Agulha. Que cara incrível! Que jeito mais legal de escrever! Mais parece um bate papo! Ambos eu já admirava como compositores e cantores, donos de estilos bem próprios e cada um no seu quadrado. O que no caso deles melhor seria dizer cada um no seu redondo, sendo essa forma geométrica mais condizende com seus respectivos talentos. Me apaixonei por Zeca Baleiro, perdidamente, quando o ouvi cantando com Gal, "Vapor Barato". Nunca mais desapaixonei! Depois o cidadão me aparece com Fagner. Aí foi a glória! Queria mesmo era ouvi-lo cantando Borbulhas de Amor...um clássico! hehehe...Grande Ferreira Gullar, outro admirável!
Ler é tão prazeiroso pra mim que se fico sem um livro tenho crises de abstinência.
A leitura não é só uma fonte de inspiração, é uma maneira de estar conectada a alguém que não conheço. Uma forma de sair do corpo, viajar sem sair do lugar. Conhecer pessoas imaginadas por outras pessoas. É poder invadir a mente de alguém que, como eu, gosta de fantasiar coisas. Como se, de tanto que já viajei com meus pensamentos, tivesse a necessidade de pegar carona com outra pessoa!
Machado de Assis foi meu primeiro contado forte com a literatura, graças ao professor Fabiano, que era um gato, e falou que Dom Casmurro parecia com sua própria história de vida. Tive que ler! Queria saber que história era aquela! Depois fiquei morrendo de pena do pobrezinho...que triste...
Machado de Assis, José de Alencar, Graciliano Ramos, Clarice Lispector, Érico Veríssimo, Luiz Fernando Veríssimo,  Carlos Drummond (esse eu li tarde à bessa!), Rubem Fonseca, Jorge Amado, Manuel Bandeira...de todos eu li algum! De alguns eu li muitos! E passei a gostar, e muito, desse hábito. Queria ler mais, ou ter lido mais antes...é tanta novidade nesse mercado que não dá pra ler tudo!
 
Dos estrangeiros que estão em alta eu apreciei algumas coisas. O rapaz que escreveu A Menina que Roubava Livros, Markus Zusac, é um gênio pra mim! Que livro espetacular! O que escreveu O Caçador de Pipas, Khaled Hossein, é outro fera! O Homem que Não Amava as Mulheres é um suspense maravilhoso de um jornalista sueco chamado Stieg Larsson! Sensacional! Tem muita coisa boa...Comer Rezar Amar, da Elizabeth Gilbert é ótimo, já o Beber Jogar e F@#der não foi tão empolgante. Esse último é do Andrew Gottlieb, oportunismo não muito bem aproveitado.  Melancia, da Marian Keys é levizinho e bem humorado...Quando Nietzsche Chorou, é um dos melhores que li nos últimos tempos, do Yrvin D. Yalom. A Profecia Celestina do James Redfield eu li há uns dez anos, e nunca me esqueci dele! Exatamente o que aconteceu com A Erva do Diabo do Carlos Casteneda, igualmente inesquecível!  Conversando com Deus, do Neale Donald Walsh é um livro curioso, a melhor forma de Deus que já me apresentaram! Achei, digamos...Libertador! Não li aqueles de amor de vampiros, apesar de falarem muito bem deles! A Cabana, de William P. Young, é menos do que eu esperava, mas também vale a leitura. Faz pensar numas coisas e tal...

Paulo Coelho é um cara que, ou você ama, ou odeia...no meu caso, li quase todos os que ele escreveu. Se é literatura, se é autoajuda (maldita nova ortografia!), realmente não me preocupo com isso. Gosto das suas histórias...aliás, O Aleph tá massa, viu? Leonardo Boff arrasa no seu A Águia e a Galinha, um livro que até poderia ser considerado autoajuda. O Vendedor de Sonhos, de Augusto Cury, é uma excelente idéia que não foi tão profundamente aproveitada...mas gostei, no geral.

Tem muita coisa boa no Brasil e fora dele. Muita gente que vive de contar histórias e fazem isso muito bem! Gente empenhada em mudar o mundo, mudar a percepção que temos do mundo. Admiro esses caras! Pessoas que conseguem, com o poder da palavra, transformar o mundo! Sem porrada. Sem violência. Sem baixaria. Só com a palavra.

Fico muito feliz quando termino um livro. E mais feliz ainda porque sei que tem outro na fila...esperando pra me levar pra outros lugares...
Bem melhor que ficar vendo esses reality shows na TV! Ia fazer um post só pra eles...mas não vale a pena. Prefiro mudar de assunto! Que livro você vai ler hoje? rs...

Menino Lendo- nanquim sobre papel- 2004


.

2 comentários:

Anônimo disse...

Livros são objetos mágicos mesmo! As vezes tenho a sensação de ter em mãos muito mais do que folhas de papel... é como se um livro fosse um veículo, uma porta que pode ser aberta e me levar para uma viagem sem volta. E eles realmente podem fazer isso!

Renata Galvão disse...

Sim, sim! Podem e fazem!
O livro é mesmo um veículo pra alma...
Valeu, Jerônimo!