28/02/2011

Bunda, peito e carão...

Nunca fui fã de carnaval. Nem quando era criança! Na verdade tenho problemas com multidões barulhentas. Acho irritante, abafado, sei lá! Não gosto.


Carnaval é uma época que fico querendo me esconder. De preferência num lugar que não tenha TV! Se bem que hoje em dia tem tanta opção na TV a cabo que tanto faz.
Mas é incrível como não se fala em outra coisa! Hoje mesmo uma amiga comentava como ela se sente no carnaval: "É uma espécie de limbo." E pra mim é exatamente isso! É ficar alguns dias sem ter assunto, sem se enturmar...me sinto mesmo um peixe fora dágua!
Sei não, mas acho que essa festa tinha outro propósito. Onde foi que tudo se perdeu?
A festança servia pra você se acabar geral mesmo! Mas depois, se seguiriam 40 dias de restrições de todos os tipos: jejuns, penitências, orações...Um período onde os fiéis são mais solidários e buscam viver o mais próximo dos ensinamentos de Deus (não que eu aprecie essas imposições religiosas, mas era essa a função!). A famosa quaresma!

E eu pergunto: Quem vive de penitência, oração e jejum depois do carnaval? Não conheço uma só pessoa que seja católica a esse ponto. E já que tudo se perdeu, o povo chuta o pau da barraca e aproveita a farra até a páscoa. Os "carnavais fora de época" movimentam muito dinheiro, e os "foliões de qualquer época" querem mais é se acabar!!! Em todos os sentidos possíveis e imagináveis.


Não sei se fico feliz porque as festas religiosas estão perdendo o sentido, ou se fico triste porque as pessoas estão cada dia mais superficiais.


Voltando ao samba, o problema não é ele. Adoro o ritmo! Não sou uma profunda conhecedora, mas gosto muito de ouvir! E aprendi a sambar na adolescência, então o problema também não é esse. Não que eu sambe taaaanto assiiiimmmm, mas...enfim... O som que rola no carnaval não é como aqueles sambas de antigamente, é uma coisa meio pagode, meio axé...letrinhas chulas e apelativas demais...arg!


Gostei do comentário que o PC Siqueira fez num dos seus vídeos, onde ele diz que o brasileiro gosta de festa e de bunda, então inventaram uma festa em homenagem à bunda! Talvez seja essa minha rusga. Muita bunda, muito peito de fora, muita "celebridade" fazendo carão, muita babação em cima de corpos perfeitos e mulheres frutas fazendo concurso pra ver quem se contorce mais! Deprimente.
Concordo que uma escola de samba é feita de um monte de artistas, que são movidos por um entusiasmo enorme pelo "fazer artístico" e tal...é o ano todo batalhando e trabalhando por pura paixão pela "arte" de dar forma, cor e movimento a uma idéia. Isso é ralação de verdade e respeito esses profissionais. Mas o que acaba acontecendo é uma ênfase no que pouco importa! Não por culpa deles, claro, mas por responsabilidade (ou a falta dela) da mídia brasileira e estrangeira! Apelação corpóreo-sexual fortíssima! Não consigo achar nada de belo nisso! Desculpa.


Os carnavais onde as pessoas se fantasiavam, colocavam máscaras, pulavam na rua, sem pornografia, sem baixaria, esses deviam ser interessantes! Ainda existem algumas cidades pequenas que preservam essa tradição, mas a mídia dá tanto espaço pro carnaval das grandes escolas de samba, e pros enormes aglomerados de pegação que se formam nos grandes centros, que o resto do país fica escondido.


E cá pra nós...o Brasil é muito maior que bundas, peitos e carões, né não?



Escolhi uma marchinha antiga pra comemorar o carnaval aqui no blog...rs...
Dá-lhe Dalva! Adoro essa!

 

.

4 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo texto, Re!

Eu sempre me senti muito fascinado com o carnaval. Quando eu era criança, passava as noites em claro assistindo os desfiles e ficava fazendo bagunça na rua, via tudo de um jeito muito mágico, com muita inocência até.

Depois de uns anos, passei a ignorar o carnaval. Sempre viajava para alguma cidadezinha no meio do mato e ficava lá isolado do "mundo". Mas foi em uma dessas viagens que redescobri o encantamento pelo carnaval... justamente em uma dessas cidadezinhas que você citou em seu texto. A partir daí fui percebendo que até mesmo em São Paulo existem muitos carnavais diferentes. E passei a acompanhar esses carnavais de bairro, os blocos e fico na torcida para que eles nunca desapareçam!

Renata Galvão disse...

Que nunca morram, Jerônimo! Acho que preciso descobrir o carnaval! rs...
Você sempre traz um olhar mais poético pra mim...Obrigada!
=)

Anônimo disse...

ziriguidum, ziriguidum...

vem pro Rio que te mostro o q é um bom carnaval família sem peitos e sem bundas [uma pena, diga-se de passagem! hahahhahha]

Renata Galvão disse...

CJ, tô até ficando com vontade de um carnaval família! Sem peito e sem bunda, por favor! hahaha