23/01/2011

Inspiração é vital!

Inspirar é colocar o ar pra dentro dos pulmões. Interessante usarmos a mesma palavra pra designar a fonte da criatividade, da ideia sobre determinado tema.
Expirar é acabar o prazo, além de tirar o ar dos pulmões...Deveria ser também a execução da inspiração, né?

Inspiração não é só coisa de artista. A gente precisa dela pra um montão de situações no cotidiano! Até a forma que você organiza tua vida precisa de inspiração! E muitas vezes você não consegue dizer de onde ela veio. Não que ela não exista, apenas fica difícil identificar a fonte.


Uma vez uma amiga me disse que meu traço é muito orgânico...concordo plenamente com ela! E sou visceral demais pra ter traços retos! Me lembro que na faculdade um professor disse que minha praia era xilogravura. "Seu traço é grosso demais! Tem tudo a ver! A madeira é tua praia!", opinião compartilhada pela professora de xilo, o que pra mim era motivo de orgulho!


Hoje eu posso dizer que minha inspiração vem da natureza visceral com que encaro o mundo. As relações são sistêmicas, pra uma coisa acontecer depende de outra que depende de uma outra e que depende de outra...infinitamente...eternamente...como numa teia. Tudo se relaciona e volta pro mesmo ponto, que já não é mais o mesmo porque tudo muda o tempo todo (como já dizia Lulu).
Uma das cenas que nunca me saiu da cabeça é de um filme do Charles Chaplin, Tempos Modernos, onde ele trabalha apertando parafusos numa esteira mecânica de produção em série e acaba enlouquecendo com aquele tipo de atividade. A cena é a que ele cai nas engrenagens das máquinas da fábrica e fica ali...rodando e sendo parte daquele sistema mecânico. Um organismo vivo no meio daquela parafernália toda...tenho certeza que essa cena faz parte do meu trabalho. Impressionante! Só me dei conta disso depois que meu estilo já estava encaminhado. Não fiquei racionalizando enquanto fazia os primeiros esboços, as primeiras telas...Vou ainda mais longe, os desenhos animados que me chamavam atenção quando criança eram justamente imagens orgânicas! Formas quase abstratas! O Barba Papa, por exemplo. Adorava aqueles seres que mais pareciam gosmas ectoplasmáticas!
Minha arte tem muito disso! Cores e formas bem definidas, mas que se misturam como engrenagens de um sistema orgânico. Outro exemplo? Aqueles seres de massinha colorida (O Cool Johnny, do Coração de Poeta, me passou o link. Valeu, amigo!) que se transformavam em qualquer coisa! Era um tipo de animação quadro a quadro divertidíssima de assistir! (E sempre gostei de brincar de massinha...até hoje eu faço isso! Descansa a mente e organiza os pensamentos...)

Com certeza cada um tem sua fonte inspiradora, e muita gente não consegue identificar qual é. Mas ela existe! Tenha certeza disso! Tá lá...no meio do calabouço do seu inconsciente...só soltando seus raios iluminados, colocando pra fora um pouco da tua luz e da tua sombra.
E não pense que tudo são flores! Observar de onde vem tua arte pode te fazer enxergar coisas que você não quer ver de jeito algum!

Tempos Modernos, versão com som de video game...gostei!
Fala sério...o cara era realmente engraçado!





5 comentários:

Cool Johnny disse...

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=bgAfoJhltGQ

Anônimo disse...

Sim, luz e sombra!! As vezes predominando um, as vezes o outro... Mas sempre misturado! Pelo menos é assim comigo. Dificilmente consigo produzir algo quando estou extremamente feliz ou miseravelmente triste. Parece que existe um ponto onde esses dois opostos se entrelaçam e levam a coisa para outro patamar, algo além da dualidade. E aí tudo flui com muita naturalidade.

Parabéns pelo texto! Continue sempre revelando essas nuances de suas observações! Sempre acrescenta muito!

Renata Galvão disse...

Obrigada, CJ! Coloquei o link no corpo do texto! =D

Jerônimo, acredito que no equilíbrio é que mora a força! Nem lá, nem cá...
Obrigada pelos comentários de sempre...eles é que acrescentam muito! ;)

Nara Figueiredo disse...

Elucido que tá de casa nova - me supreendi com as novas cores!
E o CC é rei né?

;****

Renata Galvão disse...

Narinha! Todo mundo de casa nova...=P
É bom mudar de vez em quando...
Sucesso e sorte pra ti, tá?
Valeu pela visita! Bju grande!

E sim...CC É REI!!!!!
=D