Nós, brasileiros, temos isso no sangue. Dizem por aí que o jeitinho brasileiro é famoso no mundo todo! A arte do improviso é pré-requisito pra tudo na vida! Nos nossos relacionamentos amorosos, com a família, no trabalho, com a gente mesmo, em casa...improvisar virou ponto chave para a vida funcionar sem sustos. Quem não sabe improvisar sofre demais!
Quem foi que disse que a gente precisa planejar tanto as coisas? Quem foi que disse que para as coisas darem certo a gente precisa de uma lista de passos a serem dados um atrás do outro e naquela determinada ordem? Loucos são esses caras que não conseguem se distrair no caminho! Foco é importante, mas será que dá para pegar uns atalhos de vez em quando? Pode ser mais divertido!
Existe uma relação profunda disso tudo com o que produzo nas minhas artes e com o que quero pra minha vida em geral! Minha arte é feita de improviso. Essa coisa de planejar o que vai desenhar ou executar com toda lógica e sensatez nunca me atraiu. Aliás, me dá um pouco de aversão tudo que é planejadinho demais!
Faço assim: pego o suporte (tela, papel, etc...) e começo a rabiscar. Vem vindo aquela onda de formas e eu vou orientando de acordo com o que acho mais harmônico. Não é um surto que não sei como começa ou quando termina. Não é tão aleatório assim! Calma! Dou as diretrizes para os meus movimentos, até um tema, se for o caso. Mas me sinto livre fazendo dessa forma.
A atmosfera do incerto, do feito em cima da hora, da criatividade forçada, tudo isso me fascina!
Transcender a arrogância do calculadinho...do milimetricamente arrumado. Quando você faz tudo calculado espera determinado resultado. Isso quer dizer que se cria uma expectativa do que será o resultado.
Taí um dos males do homem moderno. A gente cria expectativa sobre tudo e quando sai alguma coisa errada é hora do desespero tomar conta! Sofrimento e dor. Muitas vezes só uma dor de cabeça, mas é dor do mesmo jeito!
Esse sentimento é tão avassalador que pode provocar desde acidentes até graves doenças! Ansiedade e expectativa caminham juntas...lado a lado, estragando tudo que tocam! É inevitável sentir a presença delas algumas vezes na vida. Quando tem uma prova importante, uma entrevista de emprego, o primeiro encontro com aquela pessoa que você deseja tanto, ou uma consulta médica. Mas temos que dar um jeito disso não fazer acelerar ou retardar o movimento natural das coisas.
Por isso gosto do improviso. Quem tem o hábito de resolver problemas com criatividade adoece menos. Vive melhor, dorme melhor, se relaciona com mais leveza. É fato! Pesquise e comprove!
Já viram aquele modelo de jogos de improvisação teatral? Tipo É Tudo Improviso, Jogando no Quintal, DEZimprovisa e outros por aí? Saca só:
Improvisar não é só uma questão de necessidade...é uma questão de saúde! Experimenta aí, vai! Quem sabe sua vida fica mais colorida e feliz!
Loucura é viver sem isso!
.
2 comentários:
Vim retribuir a visita e avisar que também sempre estarei vindo até aqui acompanhar a lucidez de seus improvisos!!
rs...Jeronimoooo!!!!
Obrigada, rapaz! Seja bem vindo!
Postar um comentário