27/03/2011

Hora do Planeta, hora de cada um...

Participei da Hora do Planeta (pra quem não sabe o que é isso, clique no link e descubra) e me achei o passarinho daquela fábula da mata pegando fogo. Não conhece a fábula? Trata-se de um incêndio na mata que deixa os animais desesperados! Todos correm pra fujir das chamas! Num certo momento o leão vê um passarinho voltando, voando rápido, desviando dos outros animais...o leão para e fica observando o bichinho. Ele, como rei da floresta, deve ajudar o amigo, mas teme por sua própria vida. Vê que o animalzinho está carregando água no bico. Enche o bico no riacho, voa rumo às chamas e cospe a água nelas. Nisso, o leão, deseperado de preocupação, aborda o bichinho com aflição: "Não está vendo que isso não vai adiantar? Você precisa sair daqui! Salve-se, amiguinho!" E o passarinho diz: "Se todos ajudassem, poderíamos apagar o fogo!"

É meio piegas, eu sei...mas é a pura verdade! Quando acontece alguma catástrofe natural e o mundo se une pra ajudar os sobreviventes, volto a acreditar na humanidade. Toda vez é assim! Aqui no Brasil, quando a mídia anuncia uma catástrofe, dependendo do lugar, nem precisa ficar pedindo donativos. A própria população brasileira se mobiliza pra isso! Há poucos meses isso aconteceu, quando as enchentes fizeram milhares de vítimas no estado do Rio de Janeiro. Aqui em Brasília foram criados vários postos de arrecadação. Chegou ao ponto de anunciarem na imprensa que não precisavam mais de doações, que nem havia lugar pra armazenar tanta coisa! Por aí a gente vê que quando o povo quer, o povo faz.

E aí eu me pergunto por que em se tratando de um protesto isso não funciona? Fiquei observando da janela...não vi uma só lâmpada se apagar na hora combinada! Afora as de minha casa, claro. Não sou daquelas que vivem levantando bandeiras por aí, mas no caso de um protesto simples como esse, não vi porque não cooperar! Ninguém pediu pra se sair de casa e ir até certo ponto da cidade com a cara pintada ou coisa parecida. Era um protesto feito em casa, simples e barato!

Será que não foi tão bem divulgado? Um ato simbólico. Apenas simbólico. Mas que faz toda diferença! A intenção era de demonstrar nossa preocupação com o aquecimento global.
Quando a humanidade resolver fazer desse mundo um lugar onde a gente viva em paz com a natureza, onde não seja necessária a energia nuclear, onde não precisemos mais sacrificar a natureza pra nos encher de luxo (que a gente desperdiça!!!) a gente vai conseguir! Basta cada um chamar pra si a responsabilidade de ser mundial. Basta se perceber como parte do mundo!!! Porque de fato você é!


Vendo o vídeo de divulgação dá muita esperança no ser humano! Sei que muita gente participou, mas essas pessoas estavam fora do meu campo de visão...me perdoem, boto muita fé em vocês!


Nossos "rebeldes" que lutaram contra a ditadura sacrificaram a própria juventude, muitos a própria vida, devem achar até graça na falta de envolvimento das gerações seguintes...somos a geração dos rebeldes sem causa? Não acredito nisso. Temos causas, o que falta é acharmos que elas são nossas! Falta o sentimento se responsabilidade por alguma coisa que não seja apenas o próprio umbigo! Alguma coisa coletiva, social! Alguma coisa que não diga respeito só a você e sua turminha de meia dúzia!
"Que se dane, eu não faço diferença no mundo mesmo!", "Ah, gente! Eu tenho mais o que fazer do que apagar a luz da minha casa pra esses ecochatos fazerem barulho!", "Nem a pau que perco minha novela!", "Vai ser justo na hora que seco meu cabelo!", "Nem dá, vou ter que me arrumar pra encontrar o fulaninho..."


Bom, cada um sabe o quão importante é pro mundo! E se você acha que vale nada, talvez valha mesmo...NADA!




5 comentários:

isis disse...

Esse conto do passarinho é um dos mais lindos que eu já vi!

Renata Galvão disse...

Tb acho, Isoca...lindo! :)

Anônimo disse...

Fico a me perguntar 'o que é piégas?', pois, se tudo pode ser considerado assim, ao mesmo tempo, nada tb!

Renata Galvão disse...

Meio confuso esse negócio, né, CJ? Na verdade nem ligo pra isso! O que me incomoda é o vazio na alma da maioria...talvez isso seja piegas!
bju, amigo!

Isis Paris Maia disse...

Atualiza aqui, estamos com saudades!