06/12/2010

...e se fez a luz! E a sombra em seguida!

Já deu de cara com alguma das tuas sombras? Assim...de repente, como quem leva um tombo ou tropeça num degrauzinho no caminho? Tomara que você tenha feito sim com a cabeça! E tomara mais ainda que você tenha dito: "várias vezes!"
Mago - calcogravura -1998


Pois é. Terminei de ler "O Efeito Sombra" , do Deepk Chopra, da Debbie Ford e da Marianne Williamson. O livro é interessantíssimo e fala sobre o lado do indivíduo, e da sociedade, que a gente teima em esconder! Os demônios que atrapalham a evolução interna e externa. Essas coisas esquisitas que fazem a gente ser medroso, falso, crítico demais, melodramático, infeliz...enfim...as coisas que fazem a gente ser o que a gente, lá no fundo, não é. Esse assunto é um dos meus favoritos!

As sombras existem em todo mundo! Não existe um só cidadão totalmente iluminado! Até Jesus Cristo tinha seus demônios, suas dúvidas, seus medos...
O que faz um sujeito ser mais evoluído que outro não é a quantidade de sombra, mas o modo como ele lida com ela. Não tente não tê-las! Isso é desumano! Elas são úteis e importantes!

É tão difícil assumir que elas existem que muita gente, melhor dizendo, a maioria esmagadora das pessoas, prefere sufocá-las. Deixam as criaturas escondidas, abafadas no fundo da alma.
Só um recadinho bobo: não é porque você guardou a batata no fundo da despensa que ela vai deixar de existir! Um dia ela vai apodrecer e começar a feder, feder, feder tanto, que você vai sentir uma necessidade gigantesca de limpar aquela "inhaca"! E depois que você começar a limpar, vai ver que não era tão difícil assim...que poderia ter resolvido a questão antes de virar aquela "fedentina" toda!


Quando acontecer de odiar uma pessoa sem ela ter feito coisa alguma contra você, ou um sentimento exagerado surgir por causa do comportamente de alguém, pare e observe bem o conteúdo do que está sentindo! Olha pro teu umbigo sem tentar justificar as coisas! Seja imparcial com você mesmo! Cruel até! Aí sim, você vai estar olhando tua sombra.
A gente se sabota, repete os mesmos erros, se envolve com os mesmos tipos de pessoas, chora pelos mesmos motivos...pode saber que a sombra está em tudo isso!

Enquanto o ser humano não aprender a iluminar o lado escuro, vai ficar andando em círculos!
Não é novidade o que estou escrevendo. Mas a gente teima em silenciar o que a gente acha feio falar.
Já ouviu aquelas histórias clássicas do machão homofóbico que não perdia a chance de cobrir um gay de porrada, e de repente é flagrado com garotos de programa? O pai super careta que não quer que a filha namore e quando você vai ver ele é um tremendo canalha com as mulheres! Tem aquela outra clássica, da garota certinha que fica posando de "serva de Deus" enquanto "dá" pra qualquer um que esbarre nela pela cidade! Quantas histórias assim viraram filmes? Centenas, milhares? Sombra. Tudo sombra!

Enfrentar os demônios internos é a salvação da humanidade! Quando a gente entende determinado pensamento negativo, ou quando assume determinado sentimento, a gente ilumina aquele pedaço que estava escuro! Ele deixa de fazer medo.Deixa de fazer mal! Muitas doenças do corpo vêm da alma! Da sombra! Do mau hábito de não procurar entender seus sentimentos! A gente tá adoecendo porque não quer enxergar a própria alma! Não é um absurdo? Do que a gente tem medo, afinal? De perceber que lá fundo temos sentimentos ruins em relação a outras pessoas? Não seria mais inteligente aprender a lidar com esses sentimentos? Entender o porquê da existência de cada um?

Tenho mania de desejar "coragem" para as pessoas. Sempre que alguém faz aniversário, ou vai se casar, se mudar, ter filhos...eu sempre desejo coragem! E acho que coragem é o que realmete importa! Porque com ela a gente enfrenta os medos, as doenças que possam aparecer, os problemas que temos que resolver...acho que a coragem é fundamental pra quem quer ter qualidade de vida! Então, pra finalizar esse post, desejo CORAGEM a vocês! Muita coragem! E um bom terapeuta.


Enquanto escrevia o texto, descobri que saiu um filme a respeito. Veja o trailler aqui.


.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto, Re!! Tenho feito inúmeras incursões aos meus calabouços (na maioria das vezes sem desejar) e fico sempre surpreendido com a quantidade de sombras que deixei acumular! Eu jogo luz em uma e logo outra surge em seguida. Não tem trégua. Mas é isso: eu fiz a "sujeira" toda e agora tenho que assumir a responsabilidade e continuar a faxina! Muita coragem para todos nós!!

Renata Galvão disse...

Pior é que a gente pega gosto pela coisa! Valeu, Jerônimo! Muita coragem!